quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pesagem de Bovinos

       Esta semana precisei medir o peso de um bovino na fazenda. Como não temos balança e não quis comprar a fita métrica de pesagem, decidi usar uma fórmula criada por Heinrich et al (1992). Aproveitei e fiz uma tabela no Excel com os possíveis resultados em quilogramas e arrobas.

Diário do Casamento - Marcela e Luiz

          Eu e o Luiz decidimos não fazer uma grande festa de casamento. Para reunir o núcleo familiar e amigos íntimos fizemos um almoço e nos casamos na Fazenda Areão. Ficou tudo lindo!!







quinta-feira, 8 de maio de 2014

"Minha Casinha, Minha Vida"

       Dando continuidade ao projeto de abrigo para os animais da Fazenda, agora em nova modalidade: caninos. O nosso engenheiro, peão e servente de obras, Luiz, trabalhou mais um pouquinho....
Primeiro ele fez uma casinha pra Rebeca no Ano Novo.
O Floco gostou tanto que estava morando com a mamãe. Olha as fotos ai:

Floco e Rebeca na casinha da Rebeca...


Ai na Páscoa o Floco ganhou uma casa própria....

Nova casinha do Floco e a antiga da Rebeca com seu projetista, calculista e construtor, Luiz Machado.



Visitas Páscoa 2014

No sábado de Aleluia de 2014 (19/04/2014) recebemos muitas visitas na Fazenda. Paulinha Serra, com Davi e Fabrício. Lú com Gustavo. Seguem fotos para recordação:

Paulinha, Davi, Malú e eu no pedalinho. Lú tb foi...com muito medo....rs...

Davi em lugar privilegiado no pedalinho.


Eu e Lú no castelinho.

 Lú e Gustavo no castelinho com vista pra Lagoa ao fundo.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como chegar por Casa Branca

Seguir BR 040 sentido BH-Rio de Janeiro. No bairro Jardim Canadá, pegar a via lateral a direita e virar a direta após posto Chefão. Seguir até a praça dos Quadro Elementos (central do bairro). Contornar a praça e continuar na Av. Montreal até o final onde encontrará a entrada do Parque da Serra do Rola Moça. Seguir por dentro do Parque descendo a serra (usar freio motor de 2a marcha e tomar cuidado com as curvas!) até Casa Branca. Seguir pela via principal até a praça central. Continuar seguindo sempre reto pela via principal. Após curva acentuada a esquerda, passar por ponte de um carro só. A esquerda você verá a entrada do condomínio Estância da Cachoeira (com arcos rosa). Continuar pela principal. Passar ponte de madeira para um carro, seguir  até a entrada do Condomínio Recanto do Lazer. Em frente ao condomínio virar a esquerda. Seguir asfalto toda vida. Em um ponto terá uma saída a direita para o Condomínio Eco Casa Branca, não virar, continuar a esquerda na via principal. Seguir todo o asfalto até o final. Assim que começar o asfalto novo e passar a entrada para Faz. Duas Meninas, virar imediatamente a direita depois de uma caixa d’agua azul e na plaquinha “Vale do Córrego Fundo”. Seguir por volta de 1,0 Km na terra. Neste percurso primeiro ira passar em frente a dois barracões a direita (um com carros empoeirados na porta..rs...). Logo após haverá uma bifurcação, continuar a esquerda. Irá passar por duas casas a direita, a primeira com portao de madeira azul claro e muro branco e logo após uma casa com cerca alta e rotweillers. Logo após as casas haverá uma porteira preta a direita, continuar reto pela esquerda (estrada principal). Após uma pequena curva haverá uma casa vermelha com uma porteira com os dizeres "Propriedade Particular - Proibida Entrada". Continuar na estrada de terra por mais poucos metros e virar a esquerda em uma porteira de madeira e pavimentação de concreto. Entrar pela porteira e passar por um mata-burro de metal a poucos metros da entrada. Descer toda a estrada de concreto. Na bifurcação de concreto seguir a esquerda na via principal. Após terminar o concreto seguir na área plana gramada com palmeiras imperiais até a segunda porteira de madeira. Continuar ate a área de estacionamento. CHEGOU!!!


                                                              Mapinha por Casa Branca

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Coordenadas

          Pra quem quiser chegar na Fazenda Areão de avião, helicóptero ou trilhas guiadas por GPS, seguem as coordenadas exatas da sede da fazenda:

Datum: WGS84 (Google Earth)
Latitude: 20o 09’ 33.15” S
Longitude: 44o 02’ 20.43” O
Elevação: 852m

Datum: SAD69 (Silveira)
Latitude: N 7770656.02009 m
Longitude: E 600468.01516 m
Meridiano Central: -45o
Fator de Escala: 0.999724751
Convergência Meridiana: -0o 19’ 52.82427”

Datum: IBGE
Coordenada X: 4306446.3409781 m
Coordenada Y: 4164360.7776421 m
Coordenada Z: 2184551.8873746 m

Imagem do Google Earth retirada em 24/04/2014




quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bolo de Jaca ou Cenoura

Ingredientes e Modo de Fazer

1 xíc. chá de jaca sem sementes ou 2 cenouras
1 xíc. chá de óleo
2 xíc. chá de açúcar
3 ovos
1 pitada de sal
1 colher sopa de pó royal (Não é a do Aecin...)
Bater todos os ingredientes acima no liquidificador.
Colocar a mistura em uma tigela.
Acrescentar 2 xíc. chá de farinha de trigo mexendo a mão ou na batedeira.
Colocar em forma untada e enfarinhada.
Pre aquecer forno por 10 minutos.
Assar por volta de 30 minutos em forno a 200oC.

Esta receita é adaptada do bolo de cenoura da minha mãe e pode ser adaptado pra qualquer fruta.
É só vc substituir a jaca ou cenoura pela mesma medida (por volta de 1 xíc. de chá).

Bolo de jaca enfeitado com fatias da fruta 29/03/14

Bolo de Jaca depois de assado 29/03/2014


"Meu Ninho, Minha Vida"

          Após uma visita ao Pantanal no Carnaval eu e Luiz ficamos mais interessados por birdwatching, ou pelo menos começar a identificar alguns pássaros que temos na fazenda.
         Ha algum tempo havíamos colocado uma caixinha de 2 andares, com 2 buracos para ninhos por andar em um coqueiro babaçú que papai plantou no gramado em frente a casa e em 20 anos ainda não saiu do chão. Enquanto as palmeiras imperiais já estão bem maiores que a casa e soltando sementes pra todo lado o babaçú ainda parece um bebê. Não consigo nem imaginar quanto tempo ele precisa pra começar a dar cocos.
         Depois de muito tempo decidimos amarrar a casinha do babaçú e colocar uma parede que tava faltando e pra nossa surpresa havia um ninho, já abandonado, por lá! Nossos primeiros inquilinos!!
         No mesmo dia, eu e Luiz decidimos aproveitar um bambu imperial que estava cortado e ia acabar indo pro lixo pra fazer um condomínio para pássaros... Meu pai falou que a gente tava participando do "Minha Casa, Minha Vida", mas na verdade seria a versão "Meu Ninho, Minha Vida".  Há... tem "Bolsa Família" também, pois fizemos comedores de bambú para atrair os pássaros. Nesse caso seria "Bambu Família"...rs...
       Colocamos o novo condomínio em uma Mangueira. Quem sabe um dia identificamos novos inquilinos!


Luiz trabalhando no projeto 06/04/14

Malú brincando com a "portinha" dos ninhos 06/04/14

Novo condomínio colocado na Mangueira 06/04/14

Detalhe do condomínio "Meu Ninho, Minha Vida"

Note o Babaçú em relação ás Palmeiras Imperiais

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Primeiros Copos-de-Leite de 2014

          Desde Janeiro de 2014, quando identifiquei uma praga no canteiro de Copos-de-Leite da fazenda as plantas não davam flores. Após tratamento (explicado no post Calda Bordaleza), poda toda semana, adubação e muita conversa..rs... Finalmente meu canteiro deu as primeiras duas flores!!!! Tinha tanto tempo que eu não via flores no canteiro, que era tratado toda semana, que quando vi nem acreditei!! Agora vou postar todas as flores que ele me presentear...


Primeiros Copos-de-Leite de 2014 (05/04/2014)

Primeiros Copos-de-Leite de 2014 (05/04/2014)

Tratamento contra fungo

            Eu, minha mãe e minha vovó materna, Ângela, sempre fomos apaixonadas pela flor do copo-de-leite e sempre tivemos essa planta na fazenda. Em dezembro de 2013, tivemos várias visitantes para a passagem do ano novo hospedados na fazenda e até então eu não visitava regularmente o canteiro de copos-de-leite.
           Uma visitante, em especial, foi coletar flores e plantas pra enfeitar a casa para o ano novo e muito preocupada me alertou que meu canteiro de copos-de-leite precisava de cuidados. Quando fui vê-lo não acreditei, além do mato que cresceu, as plantas estavam doentes. Tirei fotos e me coloquei a pesquisar na internet. Descobri que elas estavam com fungo e um tratamento fácil e eficaz era a aplicação da Calda Bordaleza. A calda  pode ser usada como tratamento pra quase todas as doenças de plantas....rs
              Eu sempre faço 2 litros da calda que é a quantidade ideal para meu canteiro, que deve ter 3m x 1m, então segue a receita:

CALDA BORDALEZA  (para 2 litros)

               - Em 1 litro de água diluir totalmente 20g de sulfato de cobre (vc pode comprar em lojas que vendem artigos para piscinas).
               - Em outro 1 litro dissolver 20g de cal virgem ou 40g de cal hidratada (eu faço com cal hidratada que foi mais fácil de comprar uma quantidade menor).
               - Misturar os dois litros vagarosamente mexendo bem.
               - Medir o pH com peagômetro de piscina (o pH deve estar entre 8 e 9, mas se seguir bem a receita, nem é necessário medir).
               - Diluir na mistura 1 colher de sopa de leite desnatado para agir como fixador.
Podar todas as folhas doentes.
Borrifar o lado de cima e de baixo de todas as folhas restantes.

No meu caso, eu repeti o tratamento 1 vez por semana durante 3 semanas consecutivas.
Além disso, coloquei adubo de vaca no canteiro.
Após 4 meses o fungo está controlado, mas não eliminado totalmente.
Toda semana eu faço uma poda das folhas doentes que são bem poucas.
Somente 4 meses após o tratamento as plantas começaram a soltar flores novamente.

Detalhe da folha com fungo 05/01/2014

 Canteiro doente 05/01/2014

Canteiro 4 meses após o tratamento com as primeiras flores 05/04/2014









quinta-feira, 13 de março de 2014

Inspiração

       Eu e Luiz recentemente começamos a ler os livros de Laurentino Gomes sobre a monarquia no Brasil. 1808, 1822 e 1889 são extraordinários! Acho que todos os brasileiros deveriam ler. O autor constantemente cita as dificuldades de conseguir dados da época pela falta de relatos escritos. O que é uma perda enorme para o país.  E mesmo com todas estas dificuldades o autor conseguiu reunir com riqueza a história imperial do Brasil. O Brasil é conhecido como um país sem memória. Cada um de nós podemos fixar as memórias para nossas futuras gerações para que elas não se percam. Mesmo que sejam simples. 
       Outro grande estímulo para fazer um diário da Fazenda (blog) foi o filme "Diário de Uma Paixão" que eu considero o filme de amor mais lindo de todos os tempos. O filme conta a história de um velhinho que lê para uma velhinha um diário de uma linda história de amor. Todas as vezes que eu vejo esse filme eu sinto um aperto no coração que só sinto em momentos realmente tocantes, nó na garganta e o choro é certo. 
       Hoje temos grande facilidade para criar e compartilhar informações. Um grande exemplo é o Facebook. Me comunico constantemente com minha família de intercâmbio e amigos que moram longe e praticamente podemos acompanhar todos os acontecimentos importante mesmo estando longe. Eu acreditava que fazer um blog seria muito difícil, por causa da escrita em HTML. Mas fiquei sabendo nas minhas aulas de informática para concursos...rs... que não era necessário. Fiquei chocada com a facilidade de fazer o blog. Eu não devo ter gastado 10 minutos pra me inscrever, ajustar minhas preferências e fazer a primeira postagem. 
       O blog da Fazenda também terá acontecimentos de toda a família. Eu poderia ter feito o blog só meu, contando a minha história. Mas a fazenda é uma cola que une toda a família, é um lugar fascinante, lindo, cheio de paz e inspiração! A Fazenda é uma grande fonte de inspiração! Que todos tenham acesso a sua história!

Bons exemplos de uso da memória escrita:




quarta-feira, 12 de março de 2014

Como chegar por Piedade do Paraopeba

Seguir por 25 Km a partir do BH Shopping na BR- 040 sentido Rio de Janeiro. Após o trevo de Ouro Preto continuar por volta de 1 Km na BR 040. Quando o canteiro central acabar seguir na BR por mais poucos metros e virar a direita no Km 565 na placa “Piedade do Paraopeba” (uma entrada antes do Topo do Mundo e Retiro do Chalé). Seguir por volta de 8,0 Km na estrada de bloquete e asfalto até o início da cidadezinha de Piedade do Paraopeba. Seguir por dentro da cidade sempre reto na rua principal até o o trevo no final do lugarejo próximo a igreja velha. Seguir reto no sentido Casa Branca (não virar a esquerda que vai para Aranha, Marques, Brumadinho, Inhotim).  Seguir 2,0 Km no asfalto novo e virar a esquerda na estrada de terra (antes da caixa d’agua azul e na plaquinha “Vale do Córrego Fundo”). Seguir um 1,0 Km (de terra), onde passará em frente a dois barracões a direita. Logo após haverá uma bifurcação. Continuar a esquerda. Irá passar por duas casas a direita, a primeira com muro branco e logo após uma com muro alto e cães rotweillers. Logo após às casas haverá uma porteira preta a direita, continuar reto pela esquerda (estrada principal). Após uma pequena curva haverá uma casa vermelha com a porteira com dizeres "Propriedade Particular - Proibida Entrada". Continuar reto na estrada de terra por mais poucos metros e virar a esquerda em uma porteira de madeira com corrente e início de duas pistas pequenas de pavimentação de concreto. O cadeado geralmente fica aberto, se estiver trancado ligar para alguém ir abrir. Passar por um mata-burro de metal a poucos metros da entrada. Descer (descida forte) toda a estrada de concreto. Na bifurcação seguir a esquerda na via principal. Após terminar o concreto seguir na área plana gramada com palmeiras imperiais até a segunda porteira de madeira.



Mapinha


terça-feira, 11 de março de 2014

Nova Sede e Início do Blog

Fazenda Areão

     A Fazenda Areão foi comprada pelo meu pai, Eduardo Felicíssimo Roscoe, em 1989. Nos primeiros anos nós usávamos como sede uma antiga casa de caboclo. Feita de pau-a-pique, sem forro, sem luxo e com muitos morcegos....rs... Muito antiga, eu estimo que na época ela já teria mais de 100 anos. Com o tempo ela não aguentou e começou a ruir. Ai ficamos sem pouso durante muitos anos.
    Em 2013, nós terminamos uma nova sede. Muito linda, confortável e aconchegante. A partir daí o destino dos finais de semana era certo! FAZENDA!!! Aí vieram também os amigos, as visitas, as festas etc. 
    A ideia para o blog é esta, mostrar a fazenda, ter mapas para saber como chegar, postar novidades, curiosidades e tudo que acharmos legal. 


 
Antiga Sede 27/11/2010

Nova Sede 24/11/2013


Vista das duas sedes 06/10/2013