quinta-feira, 13 de março de 2014

Inspiração

       Eu e Luiz recentemente começamos a ler os livros de Laurentino Gomes sobre a monarquia no Brasil. 1808, 1822 e 1889 são extraordinários! Acho que todos os brasileiros deveriam ler. O autor constantemente cita as dificuldades de conseguir dados da época pela falta de relatos escritos. O que é uma perda enorme para o país.  E mesmo com todas estas dificuldades o autor conseguiu reunir com riqueza a história imperial do Brasil. O Brasil é conhecido como um país sem memória. Cada um de nós podemos fixar as memórias para nossas futuras gerações para que elas não se percam. Mesmo que sejam simples. 
       Outro grande estímulo para fazer um diário da Fazenda (blog) foi o filme "Diário de Uma Paixão" que eu considero o filme de amor mais lindo de todos os tempos. O filme conta a história de um velhinho que lê para uma velhinha um diário de uma linda história de amor. Todas as vezes que eu vejo esse filme eu sinto um aperto no coração que só sinto em momentos realmente tocantes, nó na garganta e o choro é certo. 
       Hoje temos grande facilidade para criar e compartilhar informações. Um grande exemplo é o Facebook. Me comunico constantemente com minha família de intercâmbio e amigos que moram longe e praticamente podemos acompanhar todos os acontecimentos importante mesmo estando longe. Eu acreditava que fazer um blog seria muito difícil, por causa da escrita em HTML. Mas fiquei sabendo nas minhas aulas de informática para concursos...rs... que não era necessário. Fiquei chocada com a facilidade de fazer o blog. Eu não devo ter gastado 10 minutos pra me inscrever, ajustar minhas preferências e fazer a primeira postagem. 
       O blog da Fazenda também terá acontecimentos de toda a família. Eu poderia ter feito o blog só meu, contando a minha história. Mas a fazenda é uma cola que une toda a família, é um lugar fascinante, lindo, cheio de paz e inspiração! A Fazenda é uma grande fonte de inspiração! Que todos tenham acesso a sua história!

Bons exemplos de uso da memória escrita:




quarta-feira, 12 de março de 2014

Como chegar por Piedade do Paraopeba

Seguir por 25 Km a partir do BH Shopping na BR- 040 sentido Rio de Janeiro. Após o trevo de Ouro Preto continuar por volta de 1 Km na BR 040. Quando o canteiro central acabar seguir na BR por mais poucos metros e virar a direita no Km 565 na placa “Piedade do Paraopeba” (uma entrada antes do Topo do Mundo e Retiro do Chalé). Seguir por volta de 8,0 Km na estrada de bloquete e asfalto até o início da cidadezinha de Piedade do Paraopeba. Seguir por dentro da cidade sempre reto na rua principal até o o trevo no final do lugarejo próximo a igreja velha. Seguir reto no sentido Casa Branca (não virar a esquerda que vai para Aranha, Marques, Brumadinho, Inhotim).  Seguir 2,0 Km no asfalto novo e virar a esquerda na estrada de terra (antes da caixa d’agua azul e na plaquinha “Vale do Córrego Fundo”). Seguir um 1,0 Km (de terra), onde passará em frente a dois barracões a direita. Logo após haverá uma bifurcação. Continuar a esquerda. Irá passar por duas casas a direita, a primeira com muro branco e logo após uma com muro alto e cães rotweillers. Logo após às casas haverá uma porteira preta a direita, continuar reto pela esquerda (estrada principal). Após uma pequena curva haverá uma casa vermelha com a porteira com dizeres "Propriedade Particular - Proibida Entrada". Continuar reto na estrada de terra por mais poucos metros e virar a esquerda em uma porteira de madeira com corrente e início de duas pistas pequenas de pavimentação de concreto. O cadeado geralmente fica aberto, se estiver trancado ligar para alguém ir abrir. Passar por um mata-burro de metal a poucos metros da entrada. Descer (descida forte) toda a estrada de concreto. Na bifurcação seguir a esquerda na via principal. Após terminar o concreto seguir na área plana gramada com palmeiras imperiais até a segunda porteira de madeira.



Mapinha


terça-feira, 11 de março de 2014

Nova Sede e Início do Blog

Fazenda Areão

     A Fazenda Areão foi comprada pelo meu pai, Eduardo Felicíssimo Roscoe, em 1989. Nos primeiros anos nós usávamos como sede uma antiga casa de caboclo. Feita de pau-a-pique, sem forro, sem luxo e com muitos morcegos....rs... Muito antiga, eu estimo que na época ela já teria mais de 100 anos. Com o tempo ela não aguentou e começou a ruir. Ai ficamos sem pouso durante muitos anos.
    Em 2013, nós terminamos uma nova sede. Muito linda, confortável e aconchegante. A partir daí o destino dos finais de semana era certo! FAZENDA!!! Aí vieram também os amigos, as visitas, as festas etc. 
    A ideia para o blog é esta, mostrar a fazenda, ter mapas para saber como chegar, postar novidades, curiosidades e tudo que acharmos legal. 


 
Antiga Sede 27/11/2010

Nova Sede 24/11/2013


Vista das duas sedes 06/10/2013